Como planejar a construção de uma casa?

Ao pensar na casa dos sonhos, o que vem à sua mente: um amplo jardim? Living para dois ambientes? Janelão e lareira? Espaço para sala de jogos ou para uma linda biblioteca? Certamente será difícil você encontrar tudo o que sonha em um imóvel pronto. Porém, nem tudo está perdido, já que você pode construir a sua própria casa, do jeito que sempre sonhou!

Antes de começar a pensar em tudo que você deseja, pense também no que você precisará ao longo dos anos. A casa deve ser pensada a longo prazo, afinal, é um investimento alto, que requer planejamento. Quais são os planos para a sua família: pretende ter mais filhos? Quantos quartos você vai precisar? A garagem tem um bom tamanho ou você vai comprar mais um carro? Existem alguns passos importantes. Por isso, nós, da H.Lar, separamos algumas dicas para você planejar a construção da sua tão sonhada casa nova

Terreno e planejamento arquitetônico

construção da própria casa

O primeiro passo está na fundação da sua casa, a escolha do terreno. Com a ajuda de um engenheiro e de um arquiteto, deve ser feita a análise topográfica da área, que leva em conta não somente o solo, mas também as condições climáticas da região. Após essa etapa inicial, você precisará fazer todo o planejamento da casa (desde a elaboração da planta, passando pelo projeto elétrico e hidráulico, até a fase dos acabamentos).

Orçamento e cronograma

construção da própria casa

Com toda a estruturação definida, agora é hora de fazer os orçamentos e definir o cronograma. A partir desses dois mecanismos, será possível prever exatamente quanto a obra custará e qual o prazo de execução de cada uma das etapas. Nesse ponto é importante definir prioridades para que nem os custos nem o cronograma excedam o limite desejado. 

Materiais e mão de obra

construção da própria casa

É a hora da execução! Para tanto, você precisará escolher os materiais que serão utilizados, desde a alvenaria até os acabamentos. Pesquise bastante os valores e em três lojas diferentes, pelo menos. Porém, não economize de qualquer jeito, pois isso pode dar uma péssima dor de cabeça depois. Outro ponto importante nesse passo é a contratação de mão de obra especializada. Uma equipe qualificada de eletricistas, encanadores, pintores, montadores de móveis, entre outros, é fundamental para que a casa fique realmente como você sonhou.  

Pronto! Agora que tudo foi pensado detalhadamente, é só acompanhar a obra e ver o seu sonho se materializar. Gostou das nossas dicas de construção? Conte com a H.Lar!