Dois Irmãos: descubra os encantos dessa cidade incrível

“Um Doce de Cidade” não é só somente um slogan para Dois Irmãos, é também a mais pura verdade! O município conta com 30 mil habitantes e é uma graça. Localizado no Vale do Sinos, a cidade é o portal da Serra, parada obrigatória para quem sai de Porto Alegre rumo às belezas da Serra Gaúcha. Cidade alegre, conta com vários parques e espaços naturais, além de festivais de rua como a Kerb de São Miguel e o Natal dos Anjos. A cidade atrai pela beleza, tranquilidade e, claro, pela boa gastronomia. Confira os dois tipos de destaques que a H.Lar preparou para você aproveitar o melhor dessa cidade incrível!

PARQUES E BELEZAS NATURAIS

Praça do Imigrante 

Foto: prefeitura municipal de Dois Irmãos

Situada bem no centro da cidade, a Praça do Imigrante é o ponto de encontro de famílias e amigos que buscam um espaço ao ar livre para curtir os finais de semana. O local conta com um monumento que homenageia as primeiras famílias alemãs que se estabeleceram na cidade e virou símbolo da convivência e da união da comunidade. Seguidamente, a praça recebe atrações culturais e todos os domingos, de março a dezembro, ocorrem feiras de artesanatos e de alimentos de produtores locais. 

Parque Municipal Romeo Benício Wolf 

cidade incrível

Foto: Família Badini

Outro espaço super agradável na cidade é o Parque Municipal Romeo Benício Wolf, inaugurado pela prefeitura no 48º aniversário de Dois Irmãos. Bem estruturado, o parque oferece ampla área verde, um quiosque de 268m², praça com brinquedos, dois laguinhos e ciclovia. O Parcão, como é conhecido pelos moradores, é o ponto preferido dessa cidade incrível para quem gosta de curtir os dias ao ar livre.

Cascata São Miguel

cidade incrívelFoto: TripAdvisor

Se você procura mais natureza do que a dos parques na cidade, Dois Irmãos também não decepciona. Um local imperdível é a Cascata São Miguel, ponto turístico consagrado no município. A queda d’água tem 50 metros e despenca no Arroio Feitoria, em um lago tranquilo, rodeado de paredões verticais. Como fica na divisa entre os municípios de Dois Irmãos e Ivoti, o acesso pode ser feito tanto pela BR-116 quanto por dentro da comunidade de Ivoti. 

GASTRONOMIA: O TRADICIONAL CAFÉ COLONIAL 

dois irmãos café colonial

Foto: prefeitura municipal de Dois Irmãos

Além da natureza exuberante, Dois Irmãos também é conhecida como berço do café colonial, por ter sido o primeiro local a servir este tipo de café no estado. Mesa farta, recheada de cucas, pães, apfelstrudel, schmier, queijos e embutidos, tortas, cafés e chás. O costume é uma tradição germânica, que veio com os primeiros imigrantes alemães e que se mantém até hoje no cotidiano dos moradores, fazendo a alegria dos turistas em Dois Irmãos.

Selecionamos alguns estabelecimentos especializados em café colonial em Dois Irmãos para você visitar e se deliciar!

Casa da Vovó

Endereço: BR-116, km 223 (em frente ao Hotel Di Fratelli)

Telefone: (51) 3564-1201 

Casa de Chá Convento Doce

Endereço: Rua Rincão dos Berlitz, nº 755

Telefone: (51) 3564-4371

Restaurante Kaffee Haus

Endereço: BR-116, km 229, nº 7.725

Telefone: (51) 3564-1660

Restaurante Johann

Endereço: BR-116, km 230

Telefone: (51) 3563-1102

E aí, pronto para conhecer Dois Irmãos? Conte com a H.Lar e aproveite as nossas dicas!