Férias no Vale do Sinos

Férias de inverno: 6 lugares para conhecer no Vale do Sinos

Julho está chegando! Com ele, vem também as férias de inverno para muita gente. É o seu caso? A H.Lar Construções tem 3 sugestões de lugares para você conhecer no Vale do Sinos! Confira e tenha excelentes passeios neste inverno.

Buraco do Diabo | Ivoti

Buraco do Diabo em Ivoti

O nome soa assustador, parece referir-se a um lugar perigoso. Mas o porquê é um mistério. O apelido — Teufelsloch (ou Buraco do Diabo) — foi dado pelos primeiros imigrantes alemães. Hoje, o nome oficial é Feitoria Nova.

O local que reúne um conjunto de casas históricas e é um dos atrativos turísticos de Ivoti, possui uma ponte da época do Império, uma cascata e um conjunto de casas no estilo enxaimel preservadas. 

Uma excelente opção de passeio para fazer no próximo mês, durante as férias de inverno, e é bem pertinho. Ivoti fica a apenas 17 quilômetros de Novo Hamburgo. Vale muito a pena conhecer!

Endereço: Rua da Cascata, s/nº – Bairro Feitoria Nova | Ivoti

Fundação Ernesto Frederico Scheffel | Novo Hamburgo

Fundação Ernesto Frederico Scheffel

A Fundação Ernesto Frederico Scheffel fica no histórico bairro Hamburgo Velho, berço da colonização alemã em Novo Hamburgo. O local abriga o acervo de Ernesto Frederico Scheffel, artista que nasceu em Campo Bom no ano de 1927. Ele cresceu em Hamburgo Velho, estudou arte na capital gaúcha e no Rio de Janeiro e fez carreira em Florença, a terra do Renascimento Italiano.

Erguido em 1890, o casarão onde hoje é a fundação pertenceu a Adão Adolfo Schmitt, filho daquele que é considerado o fundador de Hamburgo Velho, o comerciante João Pedro Schmitt

Endereço: Rua General Daltro Filho, 911 | Novo Hamburgo

Museu Nacional do Calçado | Novo Hamburgo

O Museu Nacional do Calçado conserva a memória da atividade coureiro-calçadista do Brasil e é uma superdica de passeio para quem nunca visitou este importante acervo da história de Novo Hamburgo. O local reúne, dentre outras coisas, calçados que datam do século XII e sandálias gregas antigas.

Se você já foi, vale a pena acompanhar a programação. Além da exposição permanente, ocorrem mostras temporárias, ampliando o acesso dos visitantes a milhares de peças que remontam períodos da história.

Endereço: Avenida Dr. Maurício Cardoso, 510 | Novo Hamburgo

Museu do Trem | São Leopoldo

Museu do Trem em São Leopoldo

Você sabia que São Leopoldo tem um lugar muito especial para quem gosta de história visitar? É o Museu do Trem, que nada mais é do que a antiga estação ferroviária da cidade.

Trata-se da primeira construída no Rio Grande do Sul. Com obras que iniciaram em novembro de 1871, essa estação faz parte do percurso que partia de Porto Alegre, passava por São Leopoldo e terminava em Novo Hamburgo.

A primeira viagem entre a capital e São Leopoldo aconteceu em 1874, tendo como principal objetivo levar um transporte moderno para o Vale do Sinos. Uma superdica de lugar para visitar durante suas férias de inverno

Endereço: Rua Lindolfo Collor, 40 | São Leopoldo

Santuário de Padre Reus | São Leopoldo

Santuário Padre Reus

No Santuário do Sagrado Coração de Jesus, onde está o corpo de Padre Reus, católicos reúnem-se para participar de atividades religiosas. O local é um dos pontos turísticos de São Leopoldo em razão da crescente afluência de romeiros ao túmulo.

Construído entre os anos 1958 e 1968 nas imediações do cemitério particular dos jesuítas, o santuário atrai 600 mil devotos anualmente. Possui, na fachada, um painel apocalíptico de 14 metros de altura e 185 metros de largura, montado com pastilhas de vidro pelo artista plástico Danúbio Gonçalves

Na frente há um campanário com 45 metros de altura, apontado para o céu. No interior, aparece a figura do Sagrado Coração de Jesus, uma imagem de seis metros de altura.

Endereço: Rua Luetgen, 78 | São Leopoldo

Velopark | Nova Santa Rita

Velopark de Nova Santa Rita

Gosta de automobilismo? O Velopark de Nova Santa Rita é um programa obrigatório para quem tem paixão pelo universo automotivo. Criado em 2008, o local é hoje um grande parque com diversas modalidades do esporte a motor. Possui área equivalente a 135 campos de futebol e fica a menos de 40 quilômetros de Novo Hamburgo.

Tem o kartódromo, com kart infantil, kart de aluguel e pista de competição; o autódromo, que é palco para eventos nacionais e um espaço para locações e cursos de pilotagem; e a arrancada, uma pista construída para disputas nas quais carros precisam completar o trajeto em menos tempo.

Endereço: Rodovia BR-386, Km 428 | Nova Santa Rita

Férias de inverno no Vale do Sinos

Já sabe quando serão suas próximas férias? Aproveite para explorar todos os encantos do Vale do Sinos!

Leia também: 4 cafés coloniais imperdíveis perto de Novo Hamburgo