Urso no berço

Espumantes: conheça os ganhadores da Effervescents Du Monde

Vinhos espumantes são, por excelência, bebidas festivas. Por isso são tão tradicionais para celebrar as festas de final de ano! Aprecia um bom espumante? Então veja os vencedores do Effervescents Du Monde, evento realizado em Dijon, na França.

O concurso é anual e já está em sua 16ª edição. A última, que ocorreu entre 14 e 16 de novembro de 2018, reuniu mais de 600 amostras de produtores de mais de 20 países. Confira os ganhadores que se destacaram.

Ponto Nero Cult Brut

O espumante brasileiro Ponto Nero Cult Brut, do Grupo Famiglia Valduga, ganhou o paladar dos jurados e levou ouro na premiação francesa. Inicialmente nas versões Brut, Brut Rosé e Moscatel, a vinícola hoje é reconhecida pela versatilidade, frescor e design moderno.

Marquês de Marialva

Os espumantes portugueses Marquês de Marialva Blanc de Blancs 2012, do tipo Branco Brut, e o Bairrada Doc Marquês de Marialva Baga Blanc de Noirs Bruto 2015 levaram prata. Ambos são produzidos na Adega Cooperativa de Cantanhede.

Sparkling Mateus Baga and Shiraz Rosé Brut
Outro espumante português, o Sparkling Mateus Baga and Shiraz Rosé Brut, também ficou na terceira colocação, empatado com os da Adega Cantanhede. Ele é produzido na vinícola Sogrape, uma empresa que nasceu de um grupo de amigos em 1942.

Salton Prosecco

Outro brasileiro, o Salton Prosecco ficou entre os dez melhores espumantes. A história da Salton começou em 1878, na Itália, quando Antonio Domenico Salton deixou a cidade de Cison di Valmarino, na região do Vêneto, e veio ao Brasil. Ele se instalou na colônia italiana de Vila Isabel, hoje Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Taças de espumantes

E você, tem algum espumante que não pode faltar nas festas de final de ano? Compartilhe conosco nos comentários!